Facebook da Confraria da Madeira Twitter da Confraria da Madeira Youtube da Confraria da Madeira Blog da Confraria da Madeira

Organização da marcenaria

Marcenaria ‚Äď Texto ‚ÄúMarcenaria‚ÄĚ- SEBRAE ‚Äď 2009

 

- Marcenaria

 

O trabalho com madeira e em madeira √© muito antigo. Em um passado¬†n√£o t√£o remoto assim o profissional que fazia trabalho em madeira,¬†fosse construindo m√≥veis ou outras pe√ßas,¬† era conhecido ¬†como ¬†‚Äúcarpinteiro‚ÄĚ. Mas como o passar do tempo e com os avan√ßos na¬†execu√ß√£o do trabalho com madeira surge ent√£o o ‚Äúmarceneiro‚ÄĚ.

O trabalho realizado em uma marcenaria é o de transformar madeira em móveis ou outros produtos  em objetos de utilidade e,  ainda funcionar como  decoração de ambientes. Com a evolução da área de marcenaria, aliado ao processo de proteção ecológica, atualmente as marcenarias tem trabalho com madeiras constituídas de materiais até então não utilizados, tais como laminados industrializados (madeira), compensado, aglomerado, MDF, fórmica, folhas de madeira, etc.

 

- Diversificação / Agregação de valor

 

No segmento de marcenaria, o empreendedor dever√° procurar¬†diversificar bastante a produ√ß√£o de seu neg√≥cio, j√° que esse processo¬†ser√° o ponto delimitador da barreira entre ser um empres√°rio comum¬†ou de sucesso. Visando dinamizar a referida diversifica√ß√£o e por¬†conseq√ľ√™ncia agregar valor ao seu trabalho e produto final, pode-se¬†incluir:

‚ÄĘ Produ√ß√£o de pe√ßas de marcenaria baseado em projetos inovadores;

‚ÄĘ A produ√ß√£o de trabalhos de marcenaria, que antes era praticamente¬†artesanal, deve-se ser feito com acabamento fino, revestimento¬†moderno e produzido em sistema de usinagem;

‚Äʬ†Procurar produzir trabalhos com projetos exclusivos (sem repeti√ß√£o),¬†para atender a demanda de consumidores exigentes e que querem ter um¬†projeto de mobili√°rio residencial ou comercial √ļnico;

‚ÄĘ Ter capacidade produtiva e criativa para executar pedidos¬†excepcionais idealizados pelo cliente, o que ir√° possibilitar manter sua¬†marcenaria em constante evid√™ncia junto ao p√ļblico consumidor.¬†O empreendedor dever√° estar sempre atento √† expectativa dos¬†consumidores ou mesmo ‚Äúgerar necessidades de consumo‚ÄĚ. ¬†Esse¬†processo ir√° ocorrer naquelas empresas que mantenham em seus quadros, ¬†projetistas que atuem como designers de m√≥veis, pois isto com certeza¬†ser√° um agregador de valor ao seu produto.

 

- Organização e Segurança

 

A seguran√ßa nas Marcenarias est√° diretamente ligada √†s quest√Ķes de organiza√ß√£o do local.¬†Al√©m de seguir procedimentos, √© imprescind√≠vel que a marcenaria tenha uma pol√≠tica de manuten√ß√£o dos equipamentos e treinamento dos colaboradores,¬† visando minimizar a exposi√ß√£o a riscos (incidentes e acidentes).

Em geral os Acidentes ocorrem por atos INSEGUROS e desrespeitos a regras / normas de Segurança.

 

- Principais fatores de Acidentes

 

‚ÄĘ ¬†¬†N√£o utiliza√ß√£o de EPI‚Äôs;

‚ÄĘ ¬†¬†Falta de habilidade para a atividade;

‚ÄĘ ¬†¬†Desconhecimento;

‚ÄĘ ¬†¬†Ritmo excessivo;

‚ÄĘ ¬†¬†Improvisa√ß√£o;

‚ÄĘ ¬†¬†Desorganiza√ß√£o;

‚ÄĘ ¬†¬†Excesso de confian√ßa;

‚ÄĘ ¬†¬†Falta de Orienta√ß√£o adequada;

‚ÄĘ ¬†¬†Uso de Mat√©ria-prima n√£o adequada;

‚ÄĘ ¬†¬†Uso de equipamentos e ferramentas com defeito e n√£o apropriados.

 

- Manutenção


√Č importante que todo o plano de manuten√ß√£o seja seguido conforme instru√ß√Ķes dos fabricantes ou empresa de manuten√ß√£o.
Equipamentos e ferramentas em manutenção não devem ser utilizados.
Troca de Ferramentas e pe√ßas devem ocorrer por pessoas treinadas e preparadas, seguindo as instru√ß√Ķes dos manuais dos fabricantes e sempre com equipamentos desligados.

 

- Ambiente


O ambiente deve ser adequado à prática da Marcenaria, tanto em espaço disponível quanto à organização do local.

 

- Principais Condi√ß√Ķes Inseguras:


‚ÄĘ ¬†√Āreas irregulares e inadequadas (espa√ßos reduzidos ou sem sinaliza√ß√£o);

‚ÄĘ ¬†Pisos irregulares;

‚ÄĘ ¬†Ilumina√ß√£o deficiente (excesso, falta ou m√° distribui√ß√£o);

‚ÄĘ ¬†Ru√≠dos ou trepida√ß√Ķes;

‚ÄĘ ¬†Instala√ß√Ķes el√©tricas¬† impr√≥prias;

‚ÄĘ ¬†¬†M√°quinas com defeito ou localiza√ß√£o impr√≥pria;

‚ÄĘ ¬†¬†Ventila√ß√£o excessiva ou deficiente;

‚ÄĘ ¬†¬†Falta de Instru√ß√£o;

‚ÄĘ ¬†¬†Sujeira.

Av. Maranh√£o, 402 - Porto Alegre /RS
051-3279-3644 e 051-3279-3599

e-mail: contato@confrariadamadeira.com.br

2012 ¬ģ Confraria da Madeira.